Insira o username e endereço de email. Obter nova password
x

Dia Europeu da Vítima de Crime

No Rating

Este dia foi criado para recordar e assinalar os direitos de todas as pessoas que foram e que são vítimas de crime. Todos os anos milhões de crianças e de adultos, homens e mulheres, pobres e ricos, sofrem nas mãos de criminosos na União Europeia.

Em Portugal as iniciativas deste Dia Europeu da Vítima de Crime estão a cargo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que costuma comemorar o dia com seminários, entre outros projetos, com o objetivo de promover a defesa dos direitos das vítimas de crimes.

A APAV está responsável por prestar apoio emocional, psicológico, social e jurídico às vítimas de crime em Portugal nos seus variados gabinetes de apoio à vítima espalhados pelo país. A sua linha de apoio (116 006) gratuita e confidencial equivale ao número europeu de apoio à vítima.

Os portugueses conhecem ou já ouviram falar de discriminação e de crimes de ódio, sabem que estes podem passar por insultos ou agressões relacionados com a cor da pele, a nacionalidade e a orientação sexual, por exemplo, e que vão além do preconceito. Entre os que assumiram terem sido vítimas e que foram ouvidos para um barómetro da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), mais de metade admitiu não ter feito queixa às autoridades competentes.


Sabe mais sobre o assunto neste artigo do DN.

https://www.dn.pt/pais/interior/crimes-de-odio-mais-de-metade-das-vitimas-nao-faz-queixa-10604286.html

Comentários

comentários

0 Comentários para “Dia Europeu da Vítima de Crime”

Deixe uma resposta