Insira o username e endereço de email. Obter nova password
x

Quaresma

No Rating

A Quaresma foi instituída pela Igreja para que os cristãos possam preparar-se para a Páscoa, em tudo o que ela representa: o maior mistério da Fé, a esperança da Ressurreição. Jesus Cristo ressuscitou ao 3º dia, deixando-nos para sempre o seu maior ensinamento: tudo na vida renasce para aqueles que ACREDITAM. 

A Quaresma serve, pois, para refletirmos sobre quem somos e compreendermos como podemos ser melhores – e, desse modo, aproximarmo-nos de Cristo.

A cor que lhe está associada é o roxo, que representa a penitência e a conversão. A Quaresma é tempo para reflexão sobre os nossos pecados e arrependimento sincero em relação a eles, para que possamos ser mais dignos do sacrifício que Jesus fez por nós.

Na mensagem para a vivência da Quaresma deste ano, o Papa Francisco propõe a sua releitura das atitudes tradicionais propostas pela Igreja para a vivência da Quaresma: o jejum, a oração e a esmola. Estas deverão ter como finalidade última a atenção aos outros e à Criação. “Jejuar, isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de “devorar” tudo para satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, o qual pode preencher o vazio do nosso coração. Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu – e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia. Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence. E, assim, reencontrar a alegria do projeto que Deus colocou na Criação e no nosso coração: o projeto de amá-Lo a Ele, aos nossos irmãos e ao Mundo inteiro, encontrando neste amor a verdadeira felicidade”, diz o Papa.

Comentários

comentários

0 Comentários para “Quaresma”

Deixe uma resposta